domingo, 24 de julho de 2011

Início e desenvolvimento planejados

Olá Runners,

Inauguramos o nosso blog com o objetivo de transformá-lo em mais uma ferramenta para proliferar conteúdos voltados a corrida de rua entre o nosso grupo e demais interessados. Vale reproduzir textos de domínio público e interesse geral ou mesmo bolar algo com base na própria experiência (seja ela iniciante, intermediária ou avançada) para compartilhar com todos. Contribua com textos e com comentários!

A IMPORTÂNCIA DAS AVALIAÇÕES MÉDICAS

Pois bem, começamos tratando de algo fundamental para qualquer corredor, tomando para nós um lema criado pelo filósofo Sócrates: "conheça-te a ti mesmo". Tal assertiva não poderia ser mais oportuna aos amantes da corrida de rua. Muitos de nós largaram (ou estão dispostos a largar) uma vida sedentária com pouca ou nenhuma atividade física periódica. É notório que a corrida é um esporte democrático e de fácil aplicação, que pode ser sintetizado pelo "basta calçarmos um bom par de tênis, um calção e uma camisa" que estaremos habilitados a praticá-lo. Mas é correto aplicarmos tal síntese literalmente?

Bem, não vamos discordar da frase como um todo, mas, de toda a sorte, o iniciante, o intermediário e mesmo o avançado, devem fazer exames médicos para avaliar ou atestar o seu estado de saúde. Por exemplo: para quem está iniciando, é fundamental uma visita ao médico de confiança, para requisitar não apenas o tradicional hemograma, como também um eletrocardiograma e um exame ergométrico. O histórico de atividades físicas e de eventuais lesões também deve ser revelado ao profissional para que o aspirante a prática física possa direcionar bem os seus treinos e cumprir com os seus objetivos. Mesmo o praticante contumaz deve refazer periodicamente os exames para detectar eventuais alterações que podem denotar a prática excessiva de treinos ou mesmo algum outro distúrbio, além de servirem como um bom balizador para a avaliação da melhora física.

Ah, outro detalhe importante: quem mora em grandes centros, pode contar com um exame muito bom, chamado de ergoespirométrico, que dentre outros resultados, apresenta os limiares aeróbicos da pessoa (VO2 máximo, por exemplo).

Além dos exames médicos citados, uma outra verificação importante diz respeito ao tipo de pisada. Sim, existem pelo menos três tipos diferentes de pisadas, quais sejam: supinada, neutra e pronada, tendo como base a pressão feita na sola dos pés no momento em que os mesmos tocam o chão na prática da corrida. Existem bons profissionais no mercado (como fisioterapeutas) e uma variedade grande de métodos para atestar a respectiva pisada. Em algumas prova, como a do Circuito das Estações, patrocinada pela Adidas, o exame é feito numa das tendas no dia da entrega dos kits e da prova e sem custo adicional.

Em suma, não deixe de realizar todos os exames básicos recomendados. Todos lhe auxiliarão no seu  planejamento e no cumprimento das respectivas metas. Tenha bons hábitos e vamos correndo!

4 comentários: